Quer saber mais sobre os meus livros? Continue nesta página.
Para outras informações e novidades, siga-me nas redes:
LIVROS
Como escritor, lancei mais de vinte e cinco livros por editoras de circulação nacional. Alguns de ficção ou informativos pra crianças e jovens, pelas editoras: Editora do Brasil, Edebê , Cortez, Paulinas, Estraladabão (Editora UFMG), Universo da Literatura, Universo dos Livros, Mazza, Franco, Nova Alexandria, IMEPH e Elementar, dois deles selecionados pelo MEC para o PNBE (2012 e 2014), um premiado com o Selo Seleção Cátedra 10 (2017) da Cátedra de Leitura Unesco/Puc-Rio e outro selecionado pelo jornal Estadão como um dos melhores livros infantis de 2010. Além dos livros técnicos destinados a professores e contadores de histórias,pelas editoras Vozes e Cortez, um dos quais concorreu ao prêmio Jabuti (2014). Em 2019, tive dois títulos selecionados para as duas categorias do Edital 2019 para seleção de livros do Selo Estraladabão/ UFMG. Em 2020, recebi o 1º Lugar na Categoria Infantil e o 2º Lugar na Categoria Juvenil do I Prêmio Edebê de Literatura. Também publiquei capítulos em mais de dez livros de cunho acadêmico.
CHAPEUZINHO VERMELHO NA ESCOLA: MIL ANOS DE HISTÓRIA
Às vésperas do aniversário de um milênio da versão medieval de Chapeuzinho Vermelho, publicada por Egberto de Liege em 1023, apresento o meu novo livro: Chapeuzinho Vermelho na escola: mil anos de história, publicado em 2022 pela Editora Vozes. Nele, eu traço, de forma crítica, um histórico de mil anos desse famoso conto em sua relação com a educação, além de sugerir propostas éticas para sala de aula a partir de versões contemporâneas dessa história.
O QUE É MEMÓRIA?
Ao organizar esse livro da coleção 'Uma pergunta, várias respostas', publicado em 2022pelo Selo Estraladabão da Editora UFMG, reuni textos de autores de diversas áreas do conhecimento sobre o tema que dá nome à obra. O livro traz capítulos de José Carlos Aragão, Claudio Paixão, Eliana Zandonade, Eduardo Valadares, Rubens Silva e Gilka Girardello, além do último capítulo "Antes que em esqueça", assinado por mim. As ilustrações são de Luciano Tasso. O livro foi selecionado pelo Edital 2019 para seleção de originais Selo Estraladabão (UFMG), na categoria "Coleção Uma pergunta, várias respostas"
CONTAR HISTÓRIAS COM MAESTRIA: TÉCNICAS E VIVÊNCIAS
Dez anos depois de lançar o livro Contar histórias: a arte de brincar com as palavras, lancei em 2022 essa nova obra pela Editora Vozes. Com novas temáticas, o livro complementa as técnicas e vivências apresentadas no anterior, mas de forma independente.
NASCI EM 1922, ANO DA SEMANA DE ARTE MODERNA
Neste livro, uma máquina de escrever moderna conta, numa narrativa criativa e instigante, o que sabe sobre a Semana de Arte Moderna e o modernismo. Seu nome? Manuela, a máquina de escrever de ninguém menos do que o grande escritor Mário de Andrade. Ilustrado por Luciano Tasso e publicado em 2021 pela Editora do Brasil.
a longa jornada de chatolino galocha
Esse livro, publicado em 2021, ficou em 1º Lugar na Categoria Infantil do I Prêmio Edebê de Literatura - 2020. Em sua longa jornada, Chatolino Galocha terá que descer a Ladeira do Escorrega, passar pela Curva da Tocaia, cruzar o Barranco do Chulé até chegar ao soberano Rei dos Socós. Ilustrações: Jader de Melo. Editora Edebê.
CABE MAIS UM
Publicado em 2021, este livro, que recebeu o 2º Lugar na Categoria Juvenil do I Prêmio Edebê de Literatura, é narrado por Vini, um adolescente que mora com sua avó e com seu pai. Num de seus tantos sonhos noturnos, Vini participa de um reality show bem diferente. Depois que acorda, seu sonho, aos poucos, ganha vida. Um livro emocionante que trata de empatia e do convívio entre gerações. Editora Edebê.
CAleidoscópio do contador de histórias
Escritos poético-lúdico-reflexivos sobre o ofício de contar histórias. Publiquei em 2018, pela Editora IMEPH, em coautoria com Lenice Gomes e Giba Pedroza. Ilustrações de Luciano Tasso.
AMORES EM ÁFRICA
Publiquei o conto "O casamento de Kintu com Nambi, a filha de Gulu, o rei do Céu", no livro Amores em África, organizado por Lenice Gomes, ilustrado por Denise Nascimento, lançado pela Editora Paulinas em 2017, e que em 2018 recebeu o Selo de Distinção Cátedra 10, da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.
o segredo do curupira
No livro, publicado em 2015 pela Mazza Edições, defendo a valorização dos saberes tradicionais. No conto, o segredo guardado pelo Curupira faz nascer o justo diálogo entre a ciência e os saberes dos povos da floresta. Ilustrado por Thiago Amormino.
a misteriosa batucada de letras da casa do meu tio
A partir de vivências de minha infância na casa do meu tio telegrafista Ailmer, presto homenagem aos telegrafistas, profissionais que sabiam o Código Morse e possibilitavam a comunicação rápida entre lugares distantes. Ilustrado por Mirella Spinelli. Editora IMEPH.
O passeio dos olhos pelo mangue
Uma lenda indígena presente em nações do Norte do Brasil. Nesse enredo instigante trago como personagens o Caranguejo, a Onça, o Pai do Peixe Traíra devorador de olhos, e o Gavião-Real sabedor dos segredos das plantas e das alturas. Ilustrado por Márcia Széliga e publicado pela IMEPH.
O uso de textos na alfabetização: formação inicial e continuada
Nesse livro apresento fundamentação teórica e propostas práticas de alfabetização com textos de diversos gêneros textuais, visando contribuir com a formação inicial e continuada do professor. Editora Vozes.
a bola do mundo é nossa
Se você se encanta com a trajetória da bola em campo, vai gostar de passear comigo pela China, pela Inglaterra, pela Amazônia brasileira e pela Angola da Rainha Ginga para juntos esmiuçarmos a história da bola de futebol. Publicado em 2014 pela Mazza Edições, ilustrado porThiago Amormino.
amores indígenas
Nesse gracioso livro com três lendas indígenas, publicado em coautoria com Lenice Gomes e Severino Rodrigues, desfio a bela história "Noite, um presente de amor". Ilustrado por Laerte Silvino e publicado em 2014 pela Editora Elementar.
alfabetizar letrando com a literatura infantil
Escrevi em coautoria com Fábio Cardoso dos Santos. Nele mesclamos teoria e prátia e apresentamos sugestões de atividades de letramento literário para crianças em processo de alfabetização. Publicado pela Cortez Editora em 2013, o livro foi indicado para o Prêmio Jabuti 2014 na categoria Educação.
alfabetizar letrando com a tradição oral
Nesse livro, eu e Lenice Gomes fundamentamos propostas para o professor alfabetizar letrando com os seguintes gêneros da tradição oral: provérbios, fábulas, parlendas, cantigas, quadrinhas, mitos, adivinhas, lendas e contos tradicionais. Publicado em 2013 pela Cortez Editora.
alfabetizar letrando na biblioteca escolar
Nesse livro publicado em 2013 pela Cortez Editora em coautoria com Eduardo Valadares e Marcela Mendonça Amorim, tomamos por foco a proposta de alfabetizar letrando na biblioteca escolar e nas salas de leitura e propomos atividades com os diversos gêneros textuais.
a vendedora de chicletes
Por meio de uma releitura do conto "A vendedora de fósforos", de Hans Christian Andersen, questiono a triste realidade de muitas crianças brasileiras. Publicado em 2013 pela Universo da Literatura, com ilustrações de Cláudio Cambra, o livro foi selecionado pelo Ministério da Cultura (MEC) para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE-2014).
plof
Nesse divertido conto acumulativo tradicional provindo da cultura tibetana, apresentouma boa oportunidade de reflexão sobre o poder das ilusões e do medo. Publicado pela Universo dos Livros no ano de 2013, com ilustrações de Alessandro Von Helde.
contar histórias: a arte de brincar com as palavras
Publiquei esse livro em 2012 pela Editora Vozes. Nele apresento técnicas para escolher, memorizar, preparar e contar histórias. O livro nasceu do curso "Contando com arte", com 8 meses de duração, que ministrei por anos seguidos em Vitória-ES.
a arte de encantar: o contador de histórias contemporâneo e seus olhares
Ao organizarmos esse livro, eu e Lenice buscamos reunir várias perspectivas sobre arte de contar histórias. Com ilustrações de Tati Móes, publicado pela Cortez Editora em 2013, ele traz artigos de Eliana Yunes, Gilka Girardello, Gislayne Avelar Matos, Celso Sisto, Maurício Leite, Alice Bandini, Francisco Gregório Filho, Boniface Ofogo Nkama (Camarões), Elvia Pérez (Cuba), Carles García (Espanha), Rafo Díaz (Peru) e dos organizadores.
o homem que escrevia ao contrário
Nesse livro querido com memórias da minha infância, conto a história do meu pai, que guardava em gavetas letras feitas de chumbo de todos os tipos e que escrevia ao contrário. Ele, na verdade, era um tipógrafo, profissão quase extinta com o advento da tecnologia nos meios de impressão. Publicado pela Editora Paulinas, em2011, com Ilustrações de Fê.
meu querido diário
Mais um livro querido. Nele, eu e minha mãe contamos a história de Yayá, uma menina muito viva que registra suas lembranças da escola num belo diário. Ricamente ilustrado com arte de Jeasir Rego a partir dos bordados da própria Yayá (minha mãe Yedda de Oliveira Moraes), foi publicado pela Editora Nova Alexandria em 2010. Um retrato sensível da infância.
histórias de quem conta histórias
Nesse livro, eu e Lenice Gomes reunimos quinze contos e lendas da autoria dos narradores: Regina Machado, Gislayne Matos, Clara Haddad, Benita Prieto, Lúcia Fidalgo, Cléo Busatto, Giba Pedroza, Celso Sisto, Walter Moreira Santos, Glauter Barros, Cynthia Costa, Marcela Romero García (México), além dos nossos. As encantadoras ilustrações são de Ciça Fittipaldi,
Lançado pela Cortez Editora em 2010, em dezembro de 2010 foi considerado pelo jornal O Estado de São Paulo um dos 50 melhores lançamentos infantis do ano de 2010. Em 2011 foi selecionado: pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para a 48ª Feira do Livro Infantil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) para a Feira do Livro de Frankfurt de 2011 (2011 Frankfurt Book Fair) e pelo Ministério da Cultura (MEC) para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE-2012).
o menino e a atiradeira
Em 2007, publiquei pela Franco Editora o meu primeiro livro . Com caráter ecológico e autobiográfico, nele narro a história de um menino que tem de decidir entre agir como os outros para ser aceito pelo grupo ou respeitar a vida, desde as suas mais simples manifestações. A história surgiu como uma crônica que foi destaque no 4º Concurso Rubem Braga de Crônicas, em 2001.
Direitos autorais Fabiano Moraes